Cidades

Blitz da Saúde completa um mês

O projeto Blitz da Saúde, desenvolvido pela prefeitura de São Gonçalo para prevenir a sífilis, está completando um mês. Trezentas pessoas já fizeram o exame na caravana que percorre os bairros. Na próxima sexta-feira (27), a blitz estará na praça Luiz Palmier, no Rodo, a partir das 19h.

"Nosso objetivo é frear os casos de sífilis, que era uma doença controlada e tem aumentado, ganhou status de epidemia nos últimos meses. As pessoas não têm conhecimento das consequências desta doença que podem chegar a cegueira e doenças neurológicas", explica o secretário de Saúde, Dimas Gadelha.

A testagem é rápida, segura e sigilosa. Uma das principais causas da doença é a redução do uso do preservativo. Ainda não existe vacina, a única forma de prevenção é o sexo seguro com o uso de preservativos. O programa municipal de DST/Aids e Hepatites Virais conta com o Centro de Testagem Anônima, onde qualquer pessoa pode realizar o teste rápido de HIV, sífilis e hepatites B e C com orientação de psicólogos e assistentes sociais. Depois do diagnóstico, uma equipe multidisciplinar realiza o tratamento aos portadores da doença. A Coordenação Municipal de DST/Aids funciona na Clínica Municipal Gonçalense do Barro Vermelho, na Rua Heitor Levi, 34, e atende no número 2624-5756 e no email [email protected].

< Em casa, Botafogo supera o líder Corinthians e vence por 2 a 1 Tarzan – O Musical <